Skip to main content

CONHEÇA AS GUITARRAS QUE OS PRIMEIROS BLUESMEN USAVAM (por Steve James)


H.C. Speir era dono de uma loja de instrumentos musicais em Jackson, Mississippi, durante os anos 1920 e 1930, e fazia arranjos musicais para gravações de Charley Patton, Skip James, Son House e Robert Johnson, para citar apenas alguns. 

Ele disse certa vez ao colecionador e pesquisador Gayle Wardlow que seus clientes preferiam guitarras Stella que ele vendia por $9.95. 

A coleção de guitarras de Speir era muito visada tanto por Son House quanto por Bukka White, que também começaram a tocar usando instrumentos Stella que eram manufaturados por Oscar Schmidt Co. em New Jersey e distribuídos no Sul pela St. Louis Music. 

Também eram populares as guitarras Washburn, feitas por Lyon and Healy, de Chicago, e comercializadas pela gigante das vendas pelo Correio Montgomery Ward. Blind Lemon Jefferson toca uma guitarra Lyon and Healy em sua única foto conhecida. 

O famoso catálogo da Sears and Roebuck era o “livro dos sonhos” dos que moravam no campo e vislumbravam a chance de comprar sua primeira guitarra, e trazia em suas páginas vários modelos de guitarra bem em conta fabricados pela Harmony e por outras firmas de Chicago.

O fato é que a popularidade desses instrumentos tinha mais a ver com sua disponibilidade e seu preço baixo do que com sua qualidade sonora. Mas apesar de terem seu design adaptado para reduzir custos de fabricação, essas velhas guitarras possuem um som bem marcante, bem "twangy", e muita ressonância em sua caixa, gerando um volume de som bem alto.

Não é que músicos de blues tenham um apego específico a esses tipo de instrumento. Os poucos deles que conseguiram fazer algum dinheiro deixaram as Stellas de lado e passaram a usar instrumentos mais caros e muito melhores. 

H. C. Speir lembra que quando Memphis Minnie e Kansas Joe voltaram ao Delta do Mississipi em 1930 após o sucesso de sua deliciosa "Bumble Bee", o sinal mais claro de sua recente notoriedade recém-conquistada eram as belíssimas (e caras) guitarras National que eles empunhavam. 


Steve James nasceu em Manhattan, NYC,
 mas se apaixonou desde muito jovem
 pelo blues do Deep South americano.
Já era um músico de folk-blues
 bastante conhecido na Costa Leste quando,
 aos 27 anos de idade,
 mudou de mala e cuia para o Texas,
 onde se afirmou como um profundo conhecedor
 de todas as modalidades conhecidas de blues.
Possui nove LPs gravados,
 já esteve no Brasil em diversas ocasiões
 e é excelente companhia em mesas de bar.
O texto acima faz parte do livro abaixo.








Comments