Skip to main content

DESCOBERTO UM 3° REGISTRO FOTOGRÁFICO DO LENDÁRIO BLUESMAN ROBERT JOHNSON


Diz a lenda que o lendário cantor, compositor e guitarrista Robert Johnson (1911-1938) -- "o músico de blues mais importante que já viveu", segundo Eric Clapton -- adquiriu seu enorme talento musical depois de conhecer o Diabo em uma encruzilhada.

Um dos argumentos em defesa dessa tese maluca se apoia justamente da ausência de imagens fotográficas dele, que, novamente segundo a lenda, não existiriam por conta de uma cláusula no contrato que ele firmou com o Diabo.

De qualquer maneira, apesar desse suposto contrato com o Diabo, existem duas fotografias registradas de Mr. Johnson. Duas apenas. Muito pouco para um músico de sua importância.

Neste último fim de semana, no entanto, uma terceira foto, ao lado do jovem cantor e discípulo Johnny Shines, foi confirmada como sendo sua, e isso causou um alvoroço enorme entre os historiadores do blues.

A certificação da foto veio da Polícia Forense de Houston, Texas, que analisou os dedos longos segurando o violão e comprovou serem os dedos de Mr. Johnson, baseado nas semelhanças com as outras duas fotos dele existentes.

Tudo começou oito anos atrás, quando um violonista clássico chamado Steven "Zeke" Schein achou à venda no eBay uma foto antiga atribuída a B B King. Ele comprou. Depois, ao checar a autenticidade dela, descobriu que o retratado não era B B King, apesar de parecer um pouco com ele quando jovem.

Schein, desconfiado de podia haver alguma surpresa interessante em mãos, entregou a foto para especialistas para tentar descobrir de quem eram os dois retratados, e se surpreendeu com as primeiras conclusões.

Os especialistas notaram que o comprimento dos dedos do homem no violão e o olho esquerdo mais estreito que o direito lembravam Mr. Johnson.

Uma das outras duas fotos existentes dele é do tamanho do selo postal e foi tirada numa cabine em meados dos Anos 1930. Foi publicada pela primeira vez na revista Rolling Stone em 1986, ano em que Mr. Johnson foi indicado ao Rock And Roll Hall Of Fame. Mostra o lendário guitarrista em uma camisa de botão, olhando diretamente para a lente da câmera, com um cigarro travado nos lábios e seus longos dedos pousados no braço de sua guitarra.

Já a segunda foto foi tirada no Estúdio Fotográfico Hooks Bros em Memphis. Nela, Mr. Johnson está sentado de pernas cruzadas em um banquinho com seu violão, trajando um terno risca de giz e um chapéu. Esta foto foi usada na capa do box comemorativo "Robert Johnson: The Complete Recordings", com dois CDs, lançado pela Columbia Records em 1990.




Comments