Skip to main content

PAUL RISHELL & ANNIE RAINES em BLUESTIME (11 Maio 2009)


O guitarrista Paul Rishell e gaitista Annie Raines tem sido uma das atrações mais legais da cena de Boston, Massachussets, nos últimos 17 anos, e já faturaram o cobiçado Prêmio W C Handy mais de uma vez.

É uma dupla muito interessante. Apesar de Paul ser 20 anos mais velho que Annie, um sempre teve tudo a ver com o outro.

Fascinados pelos diversos estilos de blues acústico surgidos antes de Segunda Guerra Mundial, eles dominam um repertório extremamente vasto, que inclui desde “Key to the Highway” de Big Bill Broonzy até pérolas pouco conhecidas de artistas como Barbeque Bob e Peg Leg Howell.

Curiosamente, isso não os impede de mesclar esses blues quase seculares com versões acústicas de clássicos do blues de pós-guerra que ficaram famosas em gravações de Muddy Waters, Howlin' Wolf e Magic Sam, entre muitos outros.

Paul se escolou tocando com vários de seus heróis, como Son House, Bonnie Raitt, Chris Smither e Howlin’ Wolf.

Já Annie foi a primeira gaitista do sexo feminino a acompanhar medalhões como Pinetop Perkins, Louis Meyers e James Cotton.

Desde que abriram mão de suas carreiras solo para iniciar essa parceria, muita coisa aconteceu para Paul e Annie.

Ela despontava como era uma jovem gaitista muito talentosa ainda em busca de foco para sua carreira, enquanto ele já era um veterano com bastante prestígio, mas com sua carreira focada demais no revivalismo do blues.

Juntos, o estilo de Paul tocar e cantar blues ganhou um colorido todo especial, a atitude de Annie finalmente achou seu foco artístico, e tudo ficou mais leve musicalmente.

O mais recente disco da dupla -- que de dois anos para cá virou também um casal -- se chama "A Night In Woodstock", e mostra Paul Rishell e Annie Raines em excelente forma, fazendo o que sabem fazer de melhor, e diante de uma platéia extremamente calorosa. (Chico Marques)


PAUL RISHELL & ANNIE RAINES DISCOGRAFIA:
I WANT YOU TO KNOW (Tone-Cool/Artemis 1996)
MOVING TO THE COUNTRY (2000)
GOIN’ HOME (2004)
A NIGHT IN WOODSTOCK (2009)


Comments