Skip to main content

SAFFIRE - THE UPPITY BLUES WOMEN em BLUESTIME (16 Março 2009)


As 3 integrantes do grupo Saffire - The Uppity Blues Women surgiram na cena de Virgínia nos anos 80 homenageando grandes compositoras e grandes cantoras do passado, tanto do blues quanto do jazz, como Bessie Smith, Ma Rainey, Memphis Minnie, e Ida Cox. Circulavam por Universidades e pelo circuito dos Festivais dando novas roupagens para velhos temas de blues, sempre com uma atitude artística que oscilava entre o historicismo musical e uma brincadeira de cabaret.

Com o tempo, no entanto, essa proposta foi-se transformando em algo bem mais consistente em termos artísticos, e, quando as 3 decidiram se aventurar também como compositoras, o Saffire - The Uppity Blues Women não teve outra alternativa senão mudar de postura e assimir que eram um grupo de artistas de verdade.Não foi fácil para elas largar seus trabalhos para virar músicos em tempo inetgral. As integrantes do Saffire - The Uppity Blues Women são a pianista Ann Rabson (ex-programadora de computadores), a guitarrista Gaye Adegbalola (ex-professora universitária de História), mais a contrabaixista Andra Faye McIntosh, a única que já era escolada como músico profisional.

Pois o Saffire - The Uppity Blues Women deu sorte, e logo no início dos anos 90 recebeu uma proposta de Bruce Iglauer, da Alligator Records, para assinar com o selo -- que estava em franca ascensão --, e de lá para cá já gravaram nada menos que 8 discos. Os primeiros só traziam canções antigas em novos arranjos, mas dois de seus discos mais recentes -- "Cleaning House" (1996) e "Old, New, Borrowed & Blue" (1994) -- destacam o talento do trio como compositoras de forma brilhante. Não deu outra: caíram no gosto do público canadense, europeu e japonês.
E agora, depois de 25 anos de muitas tournées e muita convivência, as 3 integrantes do Saffire - The Uppity Blues Women decidiram seguir carreiras solo e encerrar as atividades do grupo com uma tournée e um disco de despedida entitulado "Havin' the Last Word", uma coleção de canções novas que falam justamente da dissolução do grupo e das situações que elas andaram vivenciando nos últimos anos. Não é lavagem de roupa suja. Pelo contrário: trata-se de uma celebração de amizade e camaradagem entre 3 mulheres extremamente talentosas, que construíram ao longo de meio século uma das carreiras mais interessantes e curiosas da história do blues moderno.(Chico Marques)
SAFFIRE - THE UPPITY BLUES WOMEN DISCOGRAFIA
1990 Saffire - The Uppity Blues Women (Alligator)
1991 Hot Flash (Alligator)
1992 Broadcasting (Alligator)
1994 Old, New, Borrowed & Blue (Alligator)
1996 Cleaning House (Alligator)
1998 Live and Uppity (Alligator)
2001 Ain't Gonna Hush (Alligator)
2009 Havin' the Last Word (Alligator)

Comments