Skip to main content

DEREK TRUCKS em BLUESTIME (9 Março 2009)

Confinar Derek Trucks em um segmento musical é uma tarefa quase impossível. Dono de um estilo que desafia definições, esse jovem guitarrista de apenas 30 anos de idade está completando também 18 anos de carreira, e já é responsável por uma discografia bastante sólida à frente de sua Derek Trucks Band, com sete discos impressionantes lançados de 1997 para cá. E, como todos sabem, quando não está por aí com a Derek Trucks Band, ele divide a cena com o veterano guitarrista Warren Haynes na linha de frente da lendária Allman Brothers Band, banda da qual seu tio, Butch Trucks, fez parte na década de 1970.

Sua música é uma combinação demolidora de fogo, improvisação e inspiração num blend musical único de rock, blues e jazz. E o que é mais impressionante -- para mim, pelo menos -- é que, em seus discos solo, Derek parece estar sempre fugindo de fórmulas que tornem sua música mais simples de ser absorvida pelos fãs de seu trabalho na Allman Brothers Band. Seus discos sempre são inusitados, e às vezes um bocado estranhos. Nem por isso, sua legião de admiradores deixa de gostar deles, e de comprá-los sempre que chegam às lojas.Seu trabalho mais recente, "Already Free", no entanto, tem uma levada bem diferente. Aqui, Derek não só está mais contido em suas investidas na guitarra, como parece estar mais preocupado em se posicionar como band-leader do que se afirmar como solista. O resultado disso é uma festa de rhythm and blues, com muitos músicos participando e se divertindo, num clima semelhante ao que havia naquela banda fabulosa que Delaney & Bonnie Bramlett comandavam no final dos anos 1960.

O mais surpreendente é que, ouvindo o disco, até parece à primeira vista que os músicos que participam de "Already Free" não são os integrantes habituais da Derek Trucks Band. Mas, na verdade, são eles mesmos, esbanjando jogo de cintura musical: Kofi Burbridge, Todd Smallie, Yonrico Scott, Count Mbutu, o vocalista Mike Mattison e uma tremenda sessão de metais -- mais o superguitarrista e amigo para todas as horas Doyle Bramhall II e a fantástica cantora e guitarrista Susan Tedeschi, com quem Derek está casado.E o material que compõe "Already Free" é primoroso. Os covers escolhidos casam perfeitamente bem com com as canções de sua autoria contidas aqui. Tem Bob Dylan ("Lost In The Flood") e Spooner Oldham & Dan Penn ("Sweet Inspiration") correndo junto com parcerias de Derek com Warren Haynes e Doyle Bramhall que já nasceram clássicas, de tão marcantes que são.

Enfim, se você está ficando cansado de tanto confete, e está curioso para conhecer Älready Free", o novo trabalho desse grande jovem guitarrista, sintonize BLUESTIME nessa segunda, 20 horas, na Litoral FM, 91,9 MHz, para todo o Litoral Paulista. (Chico Marques)

DEREK TRUCKS DISCOGRAFIA
1997 The Derek Trucks Band (Landslide)
1998 Out of the Madness (House of Blues)
2002 Joyful Noise (Columbia)
2003 Soul Serenade (Columbia)
2004 Live at Georgia Theatre (Kid Glove)
2006 Songlines (Sony)
2009 Already Free (Victor)

Comments